A rinosseptoplastia é uma cirurgia de desvio de septo indicada para quem não quer corrigir apenas a parte funcional do nariz. Mas deseja também fazer alterações estéticas para deixar o rosto mais harmônico.
Afinal, se há a possibilidade de melhorar o nariz, tanto a parte estética quanto a funcional, por que não fazer tudo em uma única cirurgia?
Foi com esse objetivo que a rinosseptoplastia nasceu. Até porque a cirurgia plástica do nariz, conhecida como rinoplastia, só favorece o funcionamento do sistema respiratório quando associada a procedimentos funcionais, como a cirurgia de septo nasal.
Esse é um assunto que gera muitas dúvidas, por isso decidimos esclarecê-las todas aqui. Veja a seguir as 7 principais informações sobre a cirurgia de rinosseptoplastia.
O que é septoplastia?
Antes de qualquer coisa, precisamos entender como funciona o sistema respiratório. Mas calma, não será uma aula de biologia. É apenas uma breve explicação!
Quando o ar entra, através de duas aberturas, ele passa pelas cavidades nasais até chegar ao pulmão. O septo nasal, que é formado por cartilagem e osso, separa estas duas cavidades.
Ou seja, o septo é uma parede que está entre as duas narinas (os buraquinhos do nariz). O lado direito e esquerdo dispõe de um orifício denominado coana, que faz uma ligação até a faringe.
O desvio de septo é justamente quando essa parede está torta ou deformada, dificultando a passagem do ar. Essa obstrução acontece, principalmente, quando o septo se aproxima do corneto nasal.
Você já deve ter ouvido falar dos cornetos, já que eles são popularmente conhecidos como carnes esponjosas. Os cornetos nasais são estruturas formadas por mucosa, tecido esponjoso e osso. Sua função é aquecer e umidificar o ar em sua passagem pela cavidade nasal.
Quando há obstrução das duas narinas significa que o corneto de um lado está muito próximo ao septo. E, do outro lado, teve um crescimento excessivo, que preencheu o espaço “a mais” que estava ali.
A cirurgia de carne esponjosa no nariz serve justamente para desobstruir e diminuir o tamanho desses cornetos.
Vale ressaltar que, normalmente, o septo não é reto, há um pequeno desvio no nariz. O problema é quando ele se entorta mais do que o normal.
Você já notou uma diferença na respiração do lado esquerdo ou direito? Esse é um grande indício de que há um desvio no septo. Mas como corrigir?
Quando a cirurgia de desvio de septo é indicada?
Como você viu, o desvio de septo pode prejudicar a respiração. E é esse o principal sinal para o médico indicar a cirurgia nasal.
Mas antes disso, o médico solicita alguns exames detalhados, como tomografia e Raios-X dos ossos da face. Isso facilita o diagnóstico, pois, às vezes, há um desvio de septo, mas sem acometimento estético (não é perceptível a olho nu, exceto para médicos treinados).
Quando o desvio está bem acentuado ele obstrui completamente as vias nasais. Claro que isso prejudica na respiração e até no bem-estar do paciente.
Atividades simples como correr, fazer exercícios ou dormir serão afetadas pela sensação de cansaço e falta de ar.
É importante ressaltar que a cirurgia de septo nasal é indicada em casos específicos. Por exemplo, quando há: interferência na respiração, carne esponjosa ou obstrução nasal ocasionada por uma rinite, que dá a sensação de nariz entupido.
Nessas situações, o médico prescreve um tratamento adequado antes de recomendar a cirurgia.
Qual a diferença entre rinoplastia e rinosseptoplastia?
Se você sofre com o formato do seu nariz achatado, a rinoplastia é a cirurgia plástica ideal para remodelar a estrutura nasal. Portanto, a rinoplastia tem finalidade puramente estética.
Nesse caso, são inúmeras as possibilidades que a cirurgia oferece para remodelar o nariz, como:
- Aumentar ou reduzir o seu tamanho
- Corrigir a forma do dorso nasal
- Diminuir o tamanho das narinas
- Alterar o formato da ponta
- Corrigir defeitos de nascença
Mas lembre-se: qualquer mudança estética deve ser avaliada individualmente pelo cirurgião plástico. Pois, ele considera as expectativas do paciente e a possibilidade do resultado desejado.
Afinal, o que é rinosseptoplastia?
A rinosseptoplastia, além de alterar a parte estética (por meio da rinoplastia), também faz a correção de problemas respiratórios. Que muitas vezes são causados por um desvio de septo.
Por isso, se você sofre com problema respiratório e também está insatisfeito com o formato do seu nariz, então opte por uma cirurgia de septo nasal combinada com a rinoplastia.
O nariz torto pode ser resolvido com a septoplastia
O nariz torto afeta a estética facial, mas não é só isso! Ele também prejudica a funcionalidade nasal. As principais causas do nariz torto são:
- Traumas sofridos na região, sendo comuns em atletas.
- Desenvolvimento do desvio de septo.
A rinosseptoplastia é vista como uma solução para esses casos. Já que ela corrige a falha estrutural, além de ser associada com a plástica no nariz.
É importante saber que na rinosseptoplastia, o médico, provavelmente, recorre à técnica de fratura nasal. Isso é necessário para alinhar o septo.
Como funciona a Rinosseptoplastia
A cirurgia de rinosseptoplastia é muito semelhante à rinoplastia. O cirurgião pode escolher entre duas técnicas para realizar a operação, que são:
Rinoplastia aberta: essa opção permite que o cirurgião tenha mais visão da região que será operada. Já que a incisão é feita na columela, tecido localizado entre as duas narinas, e a pele é levantada.
Desse modo, o profissional consegue fazer mudanças mais complexas e precisas, como alterar a ponta do nariz e tirar a Giba Dorsal.
Rinoplastia fechada: nesse tipo de cirurgia a incisão é feita apenas dentro do nariz. Por este motivo, proporciona uma visão limitada ao cirurgião, já que a pele não será levantada.
Sendo assim, é indicada apenas para os casos em que há alterações estéticas mais simples de serem feitas.
A cirurgia do septo nasal
Independente da técnica escolhida, a rinosseptoplastia tem início com a cirurgia do septo para a correção do desvio.
Nesse caso, primeiro, o médico separa a mucosa nasal do septo. Com as alterações ósseas e cartilaginosas expostas, ele consegue remodelar as áreas desviadas. Em seguida, a mucosa nasal é reposicionada e suturada.
A partir disso, o cirurgião começa a fazer as alterações estéticas para melhorar a aparência e o formato do nariz.